Bi-Sides
Asilo negado por “sexualidade desonesta”
Atualizado: 7 de mai. de 2020
Uma corte de imigração britanica negou hoje asilo ao jamaicano bissexual Orashia Edwards alegando, “sexualidade desonesta”. Isso mesmo, aparentemente identificar-se como bissexual é tão desonesto que supera os motivos pelos quais alguém necessita asilo, neste caso, para evitar a violência sofrida justamente por ser bissexual em seu país de origem.
A notícia vem pelo Advocate.com e pode ser lida (em inglês) aqui.
À esse caso de bifobia, provavelmente se somam outros na lista da imigração do Reino Unido, que nega quase 99% dos pedidos de asilo por discriminação sexual e 76% do total de pedidos.
A própria Secretária de Estado para Assuntos Internos, Theresa May, admitiu no início do ano que o Ministério do Interior não tem seguido suas próprias orientações, e que as perguntas sobre comportamento sexual e identidade de gênero feitas a LGBTs que buscam asilo são inapropriadas e invasivas.
***
A organização Leeds for Change, que já tinha conseguido cancelar um vôo que ia levar Orashia de volta a Jamaica, quer fazer o mesmo agora e para isso pede, em bom português, que se encha o saco de British Airways até cancelarem. Se quiser ajudar aqui neste link está a info, mas o vôo já tá marcado pra amanhã =/
___
Valeu Lary por postar a notícia no grupo 😉