Bi-blioteca

Sabemos como pode ser dificil encontrar fontes confiáveis para citar dados e construir conhecimento acerca da bissexualidade. Pensando nisso, reunimos aqui alguns artigos científicos importantes, bem como períodicos que divulguem trabalhos dentro do tema. O Bi-Sides se orgulha de ser produtor e divulgador de conhecimento e nos propomos a sempre expandir mais as fronteiras da produção acadêmica em âmbito nacional e internacional! Confira alguns dos trabalhos mais promissores da nossa área e clique no botão abaixo para uma pasta de google drive com artigos e produções acadêmicas de relevância. Este é um trabalho contínuo, por isso não deixe de nos mandar um artigo caso você encontre um que ainda não foi inserido em nossa biblioteca!

 
Kenji%20Yoshino_edited.jpg

O contrato epistêmico do apagamento bissexual, de Kenji Yoshino

O Contrato Epistêmico do Apagamento Bissexual foi escrito por Kenji Yoshino, um professor da área do direito na New York University School of Law. Em um seminário que apresentava uma discussão sobre Lei e Orientação Sexual, Yoshino se deparou com várias inconsistências nos discursos vigentes, sobretudo as que estavam pautadas num sistema binário de hetero e homossexualidade, que se mostrava difícil de superar. Essa reflexão foi avançando, de modo a levar em conta como e porque bissexuais e a bissexualidade não estavam dentro desse discurso e o porquê de existir um sistema binário, que não os contemplavam. O longo artigo que ele publica em 2000, “O Contrato Epistêmico do Apagamento Bissexual”, é fruto dessa reflexão e é para o ativismo bissexual um dos mais importantes trabalhos já escritos. Clique no botão para acessar o trabalho, em língua inglesa.

 

The Journal of Bisexuality

O "Journal of Bisexuality" é um jornal acadêmico que publica artigos sobre bissexualidade a cada quatro meses, sendo eles revisados por pares. Eles oficialmente são parte do Insituto Americano de Bissexualidade (American institute of Bisexuality - AmBi) e divulgam para além de textos academicos resenhas de livros, filmes e outros que dizem respeito à temática bissexual. Neste site, vocês podem encontrar diversos textos e artigos sobre bissexualidade, bifobia, monossexismo, ente outros para se informar ou achar referências para suas próprias pesquisas e artigos. Seus textos estão em língua inglesa.