top of page
  • Foto do escritorBi-Sides

A Bandeira das Assexualidades. Uma história.

Por Walter Mastelaro Neto


Todos os grupos acabam buscando símbolos que os unem, algo que possa representá-los e de uma forma simples, servir como distinção de quem são. Nesse sentido, poucas coisas podem unir tanto um grupo, como o orgulho por sua bandeira.


Embora pessoas assexuais sejam conhecidas por seu amor ao bolo, existe algo ainda maior que os une, ao menos simbolicamente: uma bandeira. E embora as Assexualidades carreguem muitas bandeiras, já que cada diferente espectro das identidades Assexuais possui uma bandeira, existe uma bandeira maior que uni todas as pessoas Assexuais, assim como a Bandeira arco-íris representa todas as diversidades e minorias sexuais, gênero e sexo biológico. Estamos falando da Bandeira Assexual.


Embora hoje a comunidade Assexual como um todo possa se juntar orgulhosamente empunhando um único símbolo, a Bandeira Assexual tem uma história relativamente recente, e curiosamente definida por um processo relativamente democrático.


A ideia de um símbolo único sempre existiu dentro da comunidade Assexual - mesmo que uma parcela da comunidade fosse crítica à criação de uma bandeira. Alguns Assexuais usavam o Triangulo da AVEN, como símbolo, outros usavam referências como cartas do baralho ou corações vazios, mas todos esses símbolos traziam também referencias e conotações indesejadas. Esses símbolos apesar de populares, nunca conseguiram angariam a popularidade para unir toda a Comunidade Assexual.


Um dos registros mais antigos que temos de discussão sobre uma bandeira Assexual, é datado de maio de 2009, e pode ser encontrado nos fóruns da AVEN [1]. Isso resultou, em uma primeira enquete, em dezembro [2] daquele ano, que não teve muito sucesso. Várias bandeiras foram apresentadas na época a maioria delas se perdeu no tempo e inacessibilidades da internet. Os dois únicos registros que permanecem são de duas sugestões de bandeiras que propunham o uso do Ás de Espadas. Nenhuma das sugestões se mostrou especialmente popular, e a ideia acabou esquecida.




A ideia de uma bandeira somente foi retomada com força e maior apoio no ano seguinte. Dois usuários do Fórum da AVEN, standup e Bristrek, em junho, lideraram uma campanha para que uma bandeira fosse finalmente escolhida para que pudesse representar as Assexualidades[3][4].


A ideia de uma bandeira sempre causou alguma resistência. Algumas pessoas Assexuais sempre resistiram à visibilidade da Comunidade Assexual - mesmo que esse sempre tenha sido um dos objetivos da AVEN -, outras pessoas entendiam que o Fórum da AVEN, apesar de seu tamanho, não poderia representar em totalidade a Comunidade Assexual.


As votações aconteceram no Fórum da AVEN, iniciando em Julho de 2010, e consideram de três rodadas de votação [5][6][7]. Tentou-se, na época, envolver todas as maiores comunidades e grupos internacionais na votação, com o objetivo de que a escolha fosse feita pelo número mais diverso de Assexuais possível e que pessoas foram da AVEN participassem também da escolha.


Em 11 de agosto de 2010, um resultado final foi apresentado[8]. O design escolhido para a bandeira foi criada pelo usuário standup, sendo postada inicialmente em 30 de junho de 2010 [9], às 16:36 horas, de acordo com a imagem abaixo:




O design escolhido foi um modelo que era relativamente simples, trazendo apenas barras horizontais, como outras bandeiras do orgulho, e evitando trazer símbolos, para um design mais simples, e que evitassem associações com simbologias indesejadas.


As quatro cores da Bandeira Assexual são: preto, cinza, branco e roxo. O esquema das cores escolhidas é bem familiar à comunidade Assexual, as quatro cores sempre estiveram presentes na iconografia Assexual. Preto, cinza e branco sempre foram usadas para representar os espectros assexuais, significando a passagem entre a ausência da atração sexual, até a sua existência.


A cor roxa, por sua vez, tem uma associação mitológica com a Assexualidade. Algumas pessoas dizem que a cor permaneceu devido ter sido a cor inicialmente designada ao HAVEN – finado grupo do Yahooo!, que teria originado a criação da AVEN[10] - outras pessoas dizem que a cor roxa foi escolhida pelo fundador da AVEN em referencia um antigo mito de que uma pedra de ametista, quando colocada em um cálice de vinho, impediria uma pessoa de ficar bêbada [11]. Embora o verdadeiro motivo pela escolha da cor roxa ainda permaneça incerto, a cor é fortemente associada à AVEN e à Comunidade Assexual por decorrência.



As quatro cores da bandeira Assexual, inicialmente, foram apresentadas com significado, como ocorre em muitas bandeiras.

  • A faixa preta significando a ausência de atração sexual, simbolizando os assexuais estritos.

  • A faixa cinza significando a presença parcial de atração sexual, simbolizando, então, os assexuais da área cinza, grayssexuais e demissexuais.

  • A faixa branca significando parceiros não-assexuais e aliados, e;

  • A faixa roxa significando a Comunidade, uma vez que a cor roxa era fortemente associada à AVEN.


A Bandeira Assexual foi rapidamente abraçada pela Comunidade Assexual e em 2011 sua presença foi registrada pela primeira vez em várias Paradas LGBTQIA+ ao redor do mundo, se tornando um símbolo universal para a Comunidade.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page